Tamarina, doce tradicional de Sesimbra
A Tamarina é um bolo tradicional de Sesimbra criado no século passado por uma doceira local.
A Tamarina é um bolo tradicional de Sesimbra criado no século passado por uma doceira local.
A Tamarina de Sesimbra tem estatuto de Especialidade Tradicional Local. A marca foi registada pela Câmara Municipal de Sesimbra, que irá promover este doce local, num processo de valorização semelhante ao da Farinha Torrada de Sesimbra.
O bolo em formato de triângulo foi criado no final da década de 30, do século XX, por Angeolila Zegre, na pastelaria ‘Tá Mar’, da qual era proprietária e que funcionava na Rua Cândido dos Reis, em Sesimbra.
É precisamente do nome da pastelaria que deriva o nome Tamarina. A base do bolo é um pão de ló fofo, recheado e barrado com um creme enriquecido com gemas e coberto de coco.
Recordando o cheiro que sentia quando via a avó Angeolila a cortar e a rechear as Tamarinas, Maria Dulce Bronze considera muito importante todo o processo de preservação da receita original para que a base seja mantida.
O registo deste doce pertencia anteriormente a Carolina Roque, que na Almoinha fazia e vendia as Tamarinas. A pasteleira cedeu o registo à Câmara Municipal de Sesimbra, que criou um logotipo e uma imagem para a marca Tamarina de Sesimbra.
As pastelarias que decidam vender este produto terão à porta o Dístico da Tamarina de Sesimbra.
O processo de promoção e valorização da Tamarina de Sesimbra – Especialidade Tradicional Local incluiu ainda o levantamento dos produtores e vendedores, bem como a criação e distribuição de um folheto, com um resumo da receita original. O intuito é promover e divulgar este doce em feiras e outros eventos gastronómicos nacionais e internacionais.