Dança
“Um corpo fascinado flutua sem pensamento”
Nos interstícios do desconhecido, uma borboleta bate as asas,
Contemplo o movimento que se repete, o desenrolar do vento, a cadência das ondas
O rochedo que se parte, a pedra que rebola ladeira a baixo
E o grão de areia na praia enrolado pelas ondas.
Naquele momento fomos tudo, somos tudo, e pela frente
O vazio de eventos, a imensidão de variantes,
O passo extra na beirada do precipício, a possibilidade
De voar, tudo parece possível.
Matilde Barbas é natural de Almada e cresceu na Quinta do Conde, onde estudou na EBI da Quinta do Conde em regime articulado em Dança com a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, e na EBS Michel Giacometti. É Mestre em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança. Estudou um ano na Fontys Hogeschool voor de Kunsten (Países Baixos), tem formação em Dança Vertical (Lisboa/Eastleigh), concluiu a Formação Integral em Dança-Teatro, pela Companhia Olga Roriz e a Pós-Graduação em Gestão de Indústrias Criativas, pela Universidade Católica.
Em 2017 regressa a Sesimbra para uma residência artística com a Sentidos Ilimitados, no Cineteatro João Mota. Daqui surge “Compota Coração”, uma peça coreográfica, que co-criou e interpretou; e uma oficina de dança, que orientou, para a comunidade local.
Actualmente, lecciona no Lugar Presente e é criadora e ensaiadora na Companhia Presente (Viseu). Colaborou com a Companhia Paulo Ribeiro, como ensaiadora nas criações de São Castro e António M Cabrita, de Tânia Carvalho e de Paulo Ribeiro. Fez direcção de cena para “Sinais de Pausa” de São Castro e António M Cabrita e interpretou e colaborou para, entre outros, Teatro do Montemuro, D’Orfeu, Casa da Música, Jonas&Lander, António M Cabrita e São Castro.
Miguel Santos iniciou o seu percurso em dança no Grupo de Danças de Salão João de Deus, ingressando mais tarde na Companhia de Dança do Algarve e começou a sua formação em dança clássica e contemporânea. Durante esse período realizou também o curso de professor da International Dance Teachers Association. No percurso académico destaca a licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança, frequenta os cursos intensivos do Nederlands Dans Theater e GagaLab Barcelona da Batsheva Dance Company e mais recentemente ingressa o Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na Escola Superior de Dança.
Profissionalmente, inicia a sua carreira na Companhia de Dança de Almada e durante esse período colabora ainda com Gonçalo Lobato, cria o solo para o Festival de Solos da Malaposta e um dueto para a Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada e no mesmo ano participa no concurso de Solos do curso intensivo da Eastman Productions, na Antuérpia.
Integra posteriormente a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e colabora como freelancer com Benvindo Fonseca, Companhia Paulo Ribeiro, Quorum Ballet, Sublime Dance Company e Yola Pinto. Co-cria com Alexandra Fonseca, Fernanda Pereira e dramaturgia de Moncho Rodriguez e mais recentemente com Beatriz Mira.
Bilhete: 5€