Museu Marítimo de Sesimbra

Rua da Fortaleza, 2970-738 Sesimbra
Minutos de Visita

Horário

  • 16 de junho a 15 de setembro: de terça a domingo, das 15.30 às 19h e das 20.30 às 23h
  • 16 de setembro a 15 de junho: de terça a domingo, das 10 às 13h e das 14.30 às 17.30h
  • As entradas são encerradas uma hora antes do fecho do equipamento.

Outra Informação


Museu Marítimo de Sesimbra

O Museu Marítimo de Sesimbra apresenta um valioso património ligado ao mar e à pesca fruto, em grande parte, de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória.

O mar é parte integrante da história de Sesimbra e da sua comunidade. O Museu Marítimo de Sesimbra, aberto ao público desde 2016, reúne elementos que permitem compreender essa história e essa vivência desde há cinco mil anos.

O espaço apresenta um valioso património ligado ao mar e à pesca, fruto, em grande parte, de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória. Um cepo de âncora com 5 mil anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzois e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C. são os artefactos mais antigos da exposição, e transportam o visitante no tempo para conhecer os vários povos que passaram pelo território, assim como a sua forte relação com o mar.

Como viajavam os pescadores de Sesimbra, as devoções marinheiras e marítimas, as várias artes de pesca, o Parque Marinho e o rei D. Carlos são algumas das temáticas que ocupam os vários espaços do equipamento. Muitos dos objetos expostos foram cedidos por pescadores ou famílias de pescadores sesimbrenses e pertenceram a embarcações ou lojas de companha. Parte das maquetas são da autoria de autores sesimbrenses, e muita da informação disponível foi compilada e trabalhada em colaboração com os nossos homens do mar, gente de um conhecimento imenso. Para além disso, com recurso a novas tecnologias é possível consultar uma base de dados com marítimos de Sesimbra e as principais rotas e pesqueiros utilizados pelos nossos pescadores.

O Museu está dividido por temáticas que ocupam vários espaços existentes na Fortaleza de Santiago, edifício emblemático, também ele ligado ao mar, e que neste modelo, acaba por se transformar numa “peça” no conjunto do próprio Museu.

A receção situa-se junto ao Posto de Turismo, à entrada do monumento. Depois de adquirir o ingresso e ser devidamente enquadrado, o visitante poderá circular pelos vários espaços e optar por organizar a sua própria visita.

Um ano depois de ter aberto portas, o Museu Marítimo de Sesimbra recebeu uma menção honrosa e dois prémios no Prémio Museu do Ano, da Associação Portuguesa de Museologia, que reconhece assim o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal, em parceria com a comunidade piscatória, que muito contribuiu para que este equipamento fosse uma realidade.


Plano de Visita

  • 1

    Acolhimento e visita à sala do Rei Pescador.

  • 2

    Sala do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha.

  • 3

    Sala do Mar Antigo.

  • 4

    Sala das Artes de Pesca.

  • 5

    Construção Naval

  • 6

    Sala da Memória e Sala da Devoção

  • 7

    Filme Desde o Princípio em 3D

  • 8

    Sala da Viagem

  • 9

    Sala da Comunidade


Descobrir

Explorar outras categorias