Moagem de Sampaio

Rua da Terra da Eira, Sampaio 2970 – Sesimbra
Minutos de Visita

Horário

  • Quarta a domingo: das 9 às 12.30 e das 14 às 17.30h
  • Sextas: entrega de cabazes do projeto PROVE até às 19.30h
  • Sábados e domingos: venda de produtos locais, entre as 9 e as 13h
  • Encerramento: segunda e terça

Outra Informação


Moagem de Sampaio

Com um século de história, a Moagem de Sampaio é um marco da evolução industrial e tecnológica do concelho. Edifício retangular, de cor branca e portas avermelhadas, funcionou inicialmente como cavalariça, e mais tarde foi adaptado para moagem, recebendo cereais de toda a região.

No seu interior é possível recordar os espaços que outrora corresponderam às salas de moagem, vendas e escritórios, armazenamento e equipamentos. No exterior, existem vestígios do tempo áureo do seu funcionamento, como um tanque de refrigeração da água para o motor e um ponto de pesagem e venda das farinhas produzidas.

No final dos anos 40, o espaço passou à torrefação de café, até ter entrado em declínio na década de 90. Para preservar este importante testemunho da evolução tecnológica e industrial do concelho, a Câmara Municipal deu início à sua recuperação no final de 2008.

Um dos seus elementos centrais é o motor Hornsby-Stockport, instalado no edifício por volta de 1917. O engenho é composto por um conjunto de acessórios raros, originais e únicos que lhe conferem um valor patrimonial incalculável. A história do edificado, o funcionamento dos circuitos internos, a vida das moagens, desde a pré-história até às grandes moagens industriais, e o ciclo do pão são alguns dos temas que o público vai poder conhecer na Moagem de Sampaio, transformada em Núcleo Museológico dedicado à ruralidade do concelho.

Aos fins de semana, o edifício acolhe a iniciativa Sabores da Nossa Terra, uma venda de produtos locais que pretende incentivar produtores e agricultores a prosseguirem a sua atividade. Os visitantes podem adquirir vários produtos da região como a Farinha Torrada, o Queijo da Azoia e o pão caseiro cozido em forno a lenha e frutas e legumes da época.


Plano de Visita

  • 1

    Riqueza rural sesimbrense, contextualização.

  • 2

    História e recuperação do edifício, história da firma Morujão e Lourinha, diagrama de fabrico, força motriz, demonstração de funcionamento do motor Hornsby-Stockport.

  • 3

    Sistemas de elevação e limpeza de cereais, diagrama de fabrico e demonstração de funcionamento das três máquinas de limpeza.

  • 4

    Apresentação da exposição O Trigo Antes da Moagem.

  • 5

    Sistema de moagem de cereais, diagrama de fabrico e bancada de mós francesas.


Descobrir

Explorar outras categorias