Fortaleza de Santiago

Rua da Fortaleza 2970-738 Sesimbra
Minutos de Visita

Horário

  • outubro a março: das 9 às 20h
  • abril a 14 de junho: das 9 às 22h
  • 15 de junho a setembro: das 9 às 2h

Outra Informação

  • Preço dos Bilhetes: Gratuito

Fortaleza de Santiago

A Fortaleza de Santiago convive com a comunidade sesimbrense há 365 anos. Foi construída numa época em que o perigo chegava do mar e as fronteiras marítimas tinham de ser defendidas, contudo, o curso da história fez com que fosse perdendo preponderância defensiva.

Depois de um trabalho minucioso e especializado, que preservou, ao máximo, a estrutura inicial, a Fortaleza de Santiago abriu ao público em julho de 2014 totalmente restaurada. Os visitantes puderam então compreender as funções originais de cada espaço, desde a zona dos paióis até à casa do Governador, passando pelas camaratas, ficando com uma ideia de como funcionavam estas fortificações. Os trabalhos conseguiram encontrar e recuperar a verdadeira essência do edifício, e transformá-lo num espaço público de excelência, no coração da vila, mantendo viva a sua história e o seu património coletivo.  Desde então, o imóvel seiscentista tem recebido uma programação cultural regular, com exposições, espetáculos musicais, animações, receções e conferências, o que transformou o monumento, que é o símbolo de Sesimbra, numa verdadeira casa da cultura e ponto de passagem obrigatório para todos os que nos visitam. A vista da praia, da vila e do Porto de Abrigo, tornam-na num lugar de eleição para contemplar Sesimbra.

Em 2016, a Fortaleza de Santiago recebeu aquele que é o grande projeto destinado ao espaço: o Museu Marítimo de Sesimbra, que dá a conhecer a história do mar, da pesca e da comunidade piscatória desde os primeiros tempos até à atualidade.


Descobrir

Explorar outras categorias