O Melhor Peixe do Mundo
«O melhor peixe do mundo é o de Sesimbra». A afirmação é repetida por muitos dos grandes chefs de cozinha portugueses, que não se cansam de elogiar a frescura do pescado capturado pela frota local. A qualidade e a temperatura das águas aliadas às técnicas ancestrais usadas pelos homens do mar de Sesimbra e à confeção pelos restaurantes locais têm um resultado que vale a pena “saborear”.
O saber dos homens do mar de Sesimbra e as técnicas artesanais que foram desenvolvendo ao longo dos tempos, assim como as caraterísticas do seu mar, fazem com que o peixe capturado pela frota sesimbrense seja reconhecido por muitos chefs como um dos mais saborosos do mundo.
As formas de o confecionar são diversas e variam consoante as espécies. A famosa caldeirada, a massada, açordas ou sopas de peixe, eram pratos feitos a bordo, onde havia uma “caldeira”, em que à água devidamente temperada se juntava algum do peixe que se apanhava, batatas, massa ou o pão duro.
A mais genuína e popular de o comer é, no entanto, grelhado. Para além de lhe conferir um sabor único, espalha pelo ar aromas inconfundíveis, muito caraterísticos na vila de Sesimbra. O processo é simples: o peixe, inteiro, à posta ou escalado, é salpicado com sal grosso, colocado numa grelha pincelada com óleo que, por sua vez, é posta sobre a brasa. Mas há “segredos” que só os “assadores” mais experientes dominam, como a distância do lume, o tempero ou o tempo na brasa. Hoje, inspirados nas receitas tradicionais, muitos restaurantes apresentam pratos com novas abordagens, dando sempre preponderância ao seu sabor e frescura.
O Espadarte
O espadarte é uma das principais iguarias da gastronomia local. Ganhou popularidade nos anos 50, através da pesca desportiva de alto mar. As imagens espetaculares das capturas transportaram o nome de Sesimbra além-fronteiras e deram um grande impulso ao turismo. Pode ser confecionado de múltiplas formas, mas os bifes grelhados na brasa são os mais procurados, podendo encontrar-se na maioria dos restaurantes locais.
O Peixe-espada-preto
O Peixe-espada-preto é outra das referências gastronómicas de Sesimbra. É pescado com o palangre de profundidade, uma pesca artesanal e seletiva, que preserva as espécies. Grelhado, em filetes, ou com arroz de ervilhas, são algumas das formas tradicionais de apresentar esta espécie. Em maio decorre uma mostra gastronómica do peixe-espada-preto, onde os restaurantes do concelho mostram a sua versatilidade através de pratos que primam pela originalidade.