Quinta na Moagem
A Quinta na Moagem decorre este ano de 17 a 19 de maio.
A Quinta na Moagem decorre este ano de 17 a 19 de maio.
Símbolo dos tempos áureos da ruralidade no concelho, a Moagem de Sampaio é transformada durante três dias numa autêntica quinta agrícola, a lembrar os primeiros tempos do edifício, que ainda funcionou como cavalariça. Criada em 2014, a Quinta na Moagem tem sido um enorme sucesso, acolhendo em cada edição centenas de visitantes.
Este ano, a exposição de ovinos, caprinos, bovinos, equídeos, galinhas e coelhos apresenta mais de 150 animais e cerca de 40 stands com plantas, queijos, doçaria, artesanato, mel, hortofrutícolas, street food, entre outras temáticas.
Destaque para o II Concurso Nacional Ovino Raça Saloia, que conta com a participação de cerca de 70 exemplares desta espécie, uma ovelha autóctone explorada em Portugal, com origem na região de Lisboa e Península de Setúbal, cujo principal objetivo é a produção de leite. Apesar de nas últimas décadas o número de animais ter diminuído drasticamente, colocando a raça em risco de extinção, o número de exemplares está a aumentar.
O concurso pretende preservar esta raça de ovelha e estimular e orientar os criadores de animais para melhorarem a produtividade das explorações. Oficinas para aprender a fazer queijo, demonstrações de ordenha e tosquia, apresentações equestres, de cães de rebanho e de cão de pastoreio, animação musical durante as tardes e noites e um programa especial para crianças, com várias horas do conto, oficinas, atividades de leitura e escrita, voltinhas de charrete e de burro, insufláveis e elásticos, são alguns dos muitos motivos para visitar a feira.
No sábado e domingo, a Moagem de Sampaio tem horário alargado e um conjunto de ações inseridas no programa da Quinta, como visitas orientadas, um teatro vivo e oficinas de arte.