Sesimbra recebeu campeonato europeu de Roller Freestyle
Prova reuniu alguns dos maiores praticantes mundiais da modalidade, que vão mostrar manobras surpreendentes durante todo o fim de semana da competição.
Evento foi organizado pela Federação Portuguesa de Patinagem e pela World Skate Europe, em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra e a Associação de Patinagem de Setúbal.
A elite europeia do Roller Freestyle esteve reunida em Sesimbra para participar no Campeonato Europeu da modalidade, entre 28 de setembro e 1 de outubro no Skate Parque do Parque Augusto Pólvora, em Sesimbra.
A competição, que se realizou pela primeira vez em Portugal, reuniu 50 atletas masculinos e femininos, nos escalões sénior e júnior, em representação de nove países. França, Itália e Espanha são os mais representados.
Maria Munoz, de Espanha, em femininos, e Nils Jansons, da Letónia, em masculinos, foram coroados campeões europeus de Roller Freestyle. Em juniores, Julia Komenda e Adam Wrzal, ambos da Polónia, foram os grandes vencedores.
Entre os favoritos contava-se o atual campeão do mundo, o suíço Diego Guilloud, que elogiou a qualidade do Skate Parque. «Estou surpreendido com as condições desde equipamento. Tem ótimas condições para a prática desta modalidade. Recomendo a todos os que gostam de praticar roller freestyle e skate», afirmou o atleta com 33 anos, que começou a praticar a modalidade aos 10 e terminou em terceiro lugar o campeonato europeu.
O público pôde assistir às provas gratuitamente durante os três dias. Com muitos momentos de adrenalina, a iniciativa representou uma oportunidade única para os fãs do desporto radical verem acrobacias e manobras incríveis.
A escolha do Skate Parque sesimbrense para a realização desta prova foi uma aposta da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), e da World Skate Europe (WSE), organizadoras deste campeonato, em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra e a Associação de Patinagem de Setúbal.
«As boas condições, bem como toda a envolvente e a disponibilidade manifestada pela Câmara Municipal facilitaram a decisão de trazer para Sesimbra esta competição que, pela sua importância, constitui também um forte estímulo ao desenvolvimento desta modalidade», sublinhou Luís Sénica, presidente da WSE e da FPP, que destacou o facto de existirem prémios monetários iguais para os atletas masculinos e femininos.
Para a Câmara Municipal de Sesimbra, a realização desta competição «reconhece a qualidade de um equipamento que é, atualmente, um dos mais procurados do concelho», referiu o presidente Francisco Jesus, destacando de seguida que Sesimbra começa a posicionar-se para acolher grandes eventos desportivos, não só pela qualidade dos seus equipamentos, mas igualmente pela privilegiada localização geográfica e condições naturais excecionais.