Arrábida é Reserva da Biosfera

Arrábida é Reserva da Biosfera

A Candidatura apresentada pelas Câmaras Municipais de Sesimbra, Palmela e Setúbal, ICNF e Associação de Municípios de Setúbal foi aprovada.

A Arrábida é Reserva da Biosfera da UNESCO.

A classificação foi atribuída hoje (27.09.25) pelo Conselho Coordenador Internacional do programa Man and the Biosphere, durante o 37.º Encontro deste organismo, que juntou mais de uma centena de países em Hangzhou, China.

A candidatura foi apresentada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, que coordenou o processo, pelas Câmaras Municipais de Palmela, Sesimbra e Setúbal e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Com esta decisão, a Arrábida passa a fazer parte de uma rede mundial de 785 Reservas da Biosfera onde se encontram áreas naturais como, Galápagos, no Equador, Serengueti, na Tanzânia, Yellowstone, nos Estados Unidos ou, aqui mais perto, o Parque Donaña ou Canárias, em Espanha. A rede portuguesa passa agora a contar com 13 Reservas da Biosfera.

O Comité Consultivo acolheu favoravelmente a proposta de Portugal, reconhecendo que «apresenta uma paisagem diversificada caracterizada pela Serra da Arrábida e um rico ecossistema marinho». Releva na sua recomendação «as mais de 1400 espécies vegetais – que representam 40 por cento da flora portuguesa –, incluindo 70 espécies raras e endémicas», e destaca «fauna diversificada, com 200 espécies de vertebrados e mais de 2000 espécies marinhas». É valorizado o seu Plano de Ação, que «define objetivos de conservação, desenvolvimento e resiliência climática, alinhados com o Plano de Ação de Lima e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas». O Comité Internacional elogiou ainda a candidatura, que considerou «muito bem documentada».

A constituição da Reserva da Biosfera da Arrábida é uma oportunidade ímpar para a promoção, proteção e desenvolvimento sustentável deste território. Permite, de forma mais consistente, encarar os desafios que se colocam a esta área natural e encontrar soluções em estreita colaboração com a comunidade local e através do intercâmbio com as redes nacional e mundial de reservas da Biosfera. Ao mesmo tempo, cria uma verdadeira plataforma de trabalho integrado entre as autarquias, o ICNF e o conjunto de outros agentes que diariamente utilizam este espaço e os seus recursos.

Através da Reserva da Biosfera da Arrábida será ainda possível estimular um amplo movimento de conhecimento e sensibilização sobre os valores naturais e culturais da região, mas igualmente de experimentação, permitindo que este território se afirme como exemplo de equilíbrio, usufruto sustentável e boas práticas comunitárias.

Mais informação:

As Reservas da Biosfera são áreas classificadas, representativas dos principais ecossistemas mundiais (terrestres, marinhos e costeiros), estabelecidas pelos Estados-Membros da UNESCO e reconhecidas pelo Programa Man and the Biosphere(MAB), lançado em 1971, pela UNESCO.

São territórios promotores de modelos de desenvolvimento sustentáveis, com base na ciência e nos esforços das comunidades locais, contribuindo para a redução da perda da biodiversidade a partir de uma abordagem científica, ambiental, social e de desenvolvimento.

As reservas da Biosfera em Portugal

Com a classificação da Arrábida, Portugal tem agora 13 Reservas da Biosfera, que correspondem a mais de 12 por cento do território. Quatro delas nos Açores (Ilhas do Corvo, Graciosa, São Jorge e Flores), duas na Madeira (Ilhas da Madeira e Porto Santo), e sete no Continente. São elas Paul do Boquilobo, Berlengas, Castro Verde e agora a Arrábida, e as transfronteiriças Tejo Internacional, Gerês – Xurez e Meseta Ibérica, Trás-os-Montes). O Paúl do Boquilobo foi a primeira área natural portuguesa a receber a classificação de Reserva da Biosfera, em 1981. Situa-se no distrito de Santarém, repartida pelos municípios da Golegã e Torres Novas.

DATAS E NÚMEROS

Em Portugal

13 Reservas da Biosfera

4 – Arquipélago dos Açores

2 – Arquipélago da Madeira

7 – Portugal Continental

3 - Reservas transfronteiriças

1981 – Classificação da primeira reserva da Biosfera em Portugal – Paúl do Boquilobo.

12,2 % Território nacional abrangido


Arrábida

  • 2016 - Início do processo de preparação da candidatura
  • 17 de junho de 2024 – Entrega da candidatura ao Conselho Nacional Man and the Biosphere.
  • 27 de setembro de 2025 – Aceitação da candidatura e classificação da Arrábida Reserva da Biosfera
  • 20 152 mil hectares – Área total da Reserva
  • 2956 hectares – Área marinha abrangida
  • 2688 hectares – Zona de núcleo (13%)
  • 1400 espécies
  • 40% das espécies de flora que podem ser encontradas em Portugal
  • 200 espécies de vertebrados, incluindo 12 espécies de anfíbios;
  • 17 espécies de répteis;
  • 34 espécies de mamíferos
  • 136 espécies de aves.
  • 2000 espécies identificadas na Área Marinha (Parque Marinho Luiz Saldanha)

 


Explorar outras categorias