Arte Urbana volta a colorir Sesimbra

Arte Urbana volta a colorir Sesimbra

Muros de Sesimbra ganham novas cores com Arte na Rua.

A vila de Sesimbra e envolvente voltam a ganhar novas cores com mais uma edição do projeto Sesimbra é Arte na Rua, este ano intitulado Sesimbra em Maré D’Arte. A iniciativa, que a Câmara Municipal dinamiza desde 2014, trouxe a Sesimbra alguns dos melhores artistas de arte de rua do país e deu também espaço a artistas locais para mostrarem o seu talento.

Nas primeiras edições, portas e janelas do núcleo antigo de Sesimbra serviram de tela para os artistas participantes, que se inspiraram nas tradições da pesca e do peixe. O resultado foi tão surpreendente quer para moradores quer para visitantes, que, nas edições seguintes, as pinturas alargaram-se a muros, paredes e outros espaços.

A porta We Love Fish, de Salomé Afonso, na Rua Jorge Nunes, que foi considerada uma das mais bonitas do mundo, o mural em homenagem ao mestre Bauça, no Largo de Bombaldes, do artista Mário Santos, a emblemática baleia que esteve muitos anos na Rua D. Afonso Henriques, em frente ao Hotel SANA, da autoria do sesimbrense Gemeniano Cruz, as cores fortes de Pitanga no Largo da Marinha, as caixas de eletricidade decoradas com expressões antigas de pescadores, pelo sesimbrense João Cruz, ou a escadinha da Galé, decorada por KETAM, são alguns dos trabalhos que colocaram a vila de Sesimbra no mapa da Arte de Rua em Portugal.

Pelo seu caráter efémero, muitos dos desenhos já desapareceram do espaço público, devido a obras ou remodelações dos locais onde se encontravam, no entanto, o registo fotográfico e algumas peças de merchandising de Sesimbra, como t-shirts, blocos ou canecas, mantém-nos bem vivos.

Nesta 7.ª edição, o mote é pela primeira vez diferente, Sesimbra em Maré D’Arte, para alargar as opções em termos criativos. Cinco artistas apresentaram propostas e já estão a terminar o trabalho.

Sob o tema A Maré dos Sonhos, o muro da escadaria que vai dar ao Largo do Calvário foi decorado pelo artista André Silva. Outro dos muros abrangidos é o da Rua D. Dinis, com Declaração de aMAR, de Mauro Carmelino.

João Cruz e Gemeniano Cruz estão a embelezar o muro em frente à paragem de autocarros da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, sob o tema Metamorphosis.

O artista João Cruz está ainda a pintar A Conserveira da Praça na Rua da República, na parede da frente sul do Mercado Municipal do peixe.

São quatro novas obras de Arte na Rua que resultam de um projeto, que deverá ser alargado em breve à zona rural, sob o mote A Arte e os Saberes do Campo.

As votações estão a decorrer até 1 de junho em artenarua.sesimbra.pt.


Explorar outras categorias