Mergulhadores e pescadores juntos pela limpeza do mar
Recuperadas do fundo mar redes de emalhar com cerca de 100 metros de comprimento.
Recuperadas do fundo mar redes de emalhar com cerca de 100 metros de comprimento.
Duas redes de emalhar com cerca de 100 metros de comprimento foram retiradas do fundo do mar durante ações de educação ambiental da Bandeira Azul e de sustentabilidade da Estação Náutica de Sesimbraa, realizadas a 14 de setembro.
A recuperação da rede de pesca, perdida junto ao molhe do Porto de Abrigo, entre o spot de Batelão e o naufrágio Maria Grécia, foi efetuada pela primeira vez por mergulhadores e pescadores, numa parceria sugerida pela Câmara Municipal de Sesimbra.
A ação foi dinamizada pela Ghostdiving Portugal, com o apoio da Escola de Mergulho Cipreia Dive Club e da Docapesca, que permitiu o contacto com a classe piscatória. A embarcação de pesca de Custódio Lopes foi bastante importante para o sucesso da iniciativa.
Esta aposta da Ghost Diving Portugal visa promover um mar cada vez mais limpo e livre de redes de pesca, que quando são perdidas só são recuperadas com a ajuda de mergulhadores.
O objetivo é também sensibilizar a comunidade para a questão das redes fantasma e a importância de se agir em conjunto para que sejam retiradas, sempre que possível.
As escolas de mergulho de Sesimbra costumam promover ações de limpeza subaquática com regularidade durante todo o ano para melhorar o fundo do mar da região e proteger as espécies marinhas.