Teatro
Coleção de Amantes é a primeira investigação de Raquel André no coleccionismo em artes performativas. Tanto em 2015, ano de estreia da peça, como agora, Raquel nutre uma curiosidade pela intimidade do encontro entre duas pessoas desconhecidas, afecto que tem pautado as suas escolhas artísticas. Raquel encontra-se com pessoas desconhecidas em apartamentos desconhecidos, para junt_s tirarem pelo menos uma fotografia que comprove uma intimidade.O que guarda uma imagem? Pode uma intimidade ser listada, descrita ou dissecada? Se amante é aquele que ama, o que é o Amor? É a intimidade apenas uma tarefa do feminino? Que tipo de colecção de amantes surgiria se fosse performada por um corpo masculino? Até 2023, colecionou 303 amantes, entre Lisboa, Ponta Delgada, Rio de Janeiro, Loulé, Minde, Paredes de Coura, Sever do Vouga, Ovar, Manaus, Barreiro, Bergen, Stavanger, Oslo, Varsóvia, Cincinnati, Portland, Guimarães, Viana do Castelo, Covilhã, Santiago do Chile, Buenos Aires, Angra do Heroísmo, Genebra, Dro, Dublin, Montpellier, Lima, Cusco, Porto, Setúbal, encontros online e Klaipeda. Pessoas de todas as nacionalidades, géneros, idades, backgrounds sociais e políticos.
Segredos, revelações, provocações e muitas perguntas que nos oferecem um retrato poderoso de como as nossas sociedades produzem e experienciam uma intimidade.
Este trabalho faz parte do projeto Coleção de Pessoas: Coleção de Amantes, Coleção de Coleccionadores, Coleção de Artistas e Coleção de Espectadores.
Assista a esta performance, ou se desejar fazer parte deste encontro íntimo. Esteja atento. No mês de março divulgaremos mais informação.
Bilhete Apresentação final: 5€