Arte Xávega

Arte Xávega

Entre julho e setembro, às quintas-feiras, a partir das 19 horas, a Praia da Califórnia, na vila de Sesimbra, volta a ser o cenário para uma das mais tradicionais artes de pesca, a Arte Xávega.

 Esta pesca milenar é feita com o apoio de uma aiola, embarcação típi­ca de Sesimbra, que transporta a rede, fixa a um cabo na praia, até ao largo, fazendo um movimento circular para trazer o outro cabo para o areal. Depois, a rede é puxada a partir de terra por pescadores distribuídos pelos dois cabos, que se vão juntando à medida que se aproxima o saco com o peixe. 

Neste processo, é tradição juntarem-se muitos banhistas, que ajudam a puxar as redes para a praia. No final, caso a pescaria seja boa, todos os participantes têm direito a uma parte do pescado, denomina­do quinhão.

Nos últimos anos, a Arte Xávega tem-se afirmado como um atrativo turístico da vila, e tem sido dada a conhecer a dezenas de turistas, que para além de aprenderem as caraterís­ticas mais importantes desta arte, também têm a oportunidade de ajudar em todo o processo, desde o momento de empurrar a aiola até ao mar até ao puxar das redes.

Participe nesta arte de pesca milenar.


Galeria de Fotografias

Explorar outras categorias